sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Descongelar e cozinhar a Terra numa semana!

Na aula de História de hoje uma das coisas que a senhora professora disse fez-me comichão na cabeça. Foi apenas nesta altura (séc XVII, Barroco, etc..) em que surgiram as primeiras "descobertas", as primeiras áreas da ciência (ou pelo menos ganharam mais ênfase). Isto a propósito de uma pintura de Rembrandt.

Bem. No aconchego do meu lar fui alcançar uma bíblia e pus-me a ler as primeiras linhas do primeiro livro, o Génesis. E se algum de vós decidir fazer o mesmo vão ver que em muito poucas linhas está explicada a criação da Terra, do dia, da noite, dos seres-vivos, dos astros, da vegetação, do mar, dos continentes e claro, do ser humano, segundo as crenças cristãs. E vão ver que a forma como isto é "explicado" é bastante directa e curta. Acabando com uma frase assim: "Esta é a origem e a história da criação dos céus e da terra." Como se de uma receita de culinária se tratasse: "Deixar 15 minutos no forno e está pronto a comer".
Então fiquei algo pasmado com isto pois durante todos estes séculos, durante mais de 1600 anos (sem contar com os anos a.C.) que a população acreditou que tudo o que viam, tudo o que pisavam, tudo à sua volta tinha simplesmente aparecido como dom de um suposto deus que tem super poderes! Como é que nunca uma única pessoa se perguntou: "mas será que isto foi mesmo assim?"

Isto sou eu a divagar,
João Marques

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

já agora, vale a pena pensar nisto...

Para quê decorar as características se elas são oferecidas nos testes através das imagens?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Poesia é bem bom!

"Retomamos na próxima Sexta-Feira, dia 29 de Outubro, o projecto “A poesia anda por aí…”
Para quem ainda não conhece, este é um projecto da Câmara Municipal de Peniche, herdeiro das sessões de poesia que foram tendo lugar na Biblioteca Municipal de Peniche, de forma mais ou menos regular, nesta última dúzia de anos. Em Março de 2010 foi decidido descentralizar estas sessões, e levar a poesia a novos públicos e a espaços menos convencionais, onde ela não é tradicionalmente ouvida. Em Março houve uma sessão na Capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche; em Abril, nas celas do Bloco C da antiga Prisão Política em pleno espaço do Museu Municipal; em Maio, na sala de exposições do edifício Cultural; e, em Junho, na festa dos santos populares da Casa da Bica.
Retomamo-lo agora em Outubro e a sessão deste mês terá lugar na Igreja da Misericórdia de Peniche às 21h30 sendo que a temática escolhida é “poesia orante”.
Podendo à partida parecer uma temática limitada, na verdade não o é, já que muitos foram os poetas que, a dada altura das suas vidas, escreveram textos poéticos reflexo da sua relação com o divino, alguns mesmo em jeito de oração, outros apenas reflectindo dúvidas ou graças obtidas, como é o caso de João de Deus, Manuel Alegre, Tolentino de Mendonça, Sebastião da Gama ou José Régio.
Apareça!"


fonte

Depois de visitarmos a Igreja da Misericórdia calham mesmo bem uns poemas relacionados com o divino, às 9 e meia da noite, a uma Sexta-Feira! Até podemos imaginar que estamos no séc. XVII a ouvir uma pregação do padre António Vieira! E quando acabar podemos ir todos para minha casa beber um cházinho e rezar o terço!

O vosso ente querido,
João Marques

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Foi proposto pela professora colocar aqui algumas das fotografias da nossa aula de desenho no mercado municipal. Cá estão algumas.






                                                                                                            Sara Sousa 

sábado, 16 de outubro de 2010

Olá colegas! Trago uma proposta para quem não tem nada para fazer hoje. O filme da "Rapariga com brinco de perola" dá hoje às 21:45h no canal 36 sonny intertainment.
Continuação de um bom fim-de-semana.

Sarah Cabral 

sábado, 9 de outubro de 2010

Olá a todos e bem vindos ao novíssimo blog criado no âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes! Vamos ter aqui um ponto de encontro, um local comum e outras coisas igualmente virtuais onde vai ser possível, aos alunos da turma de HCA do 11º ano, partilhar informação sobre a disciplina e discutir sobre temas igualmente conciliados. Idealizado pela professora Natércia Santos e levado a cabo por dois brilhantes alunos, queremos com este blog disponibilizar de forma livre e gratuita conteúdos estruturados, dotados de veracidade, coerência e, acima de tudo, escritos em Português!
Todos os alunos da turma terão acesso e permissões totais para publicar e alterar seja o que for neste blog. Claro, sempre com os olhos atentos da professora que não deixa escapar nem uma vírgula! Portanto adorados leitores, vamos fazer deste um blog prodígio e esperar que venha a ser útil para algo que não seja passar o tempo, ou que não sirva de pretexto para vir ao computador. Veremos onde a ambição nos leva.



Cumprimentos,
João Marques.