sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Descongelar e cozinhar a Terra numa semana!

Na aula de História de hoje uma das coisas que a senhora professora disse fez-me comichão na cabeça. Foi apenas nesta altura (séc XVII, Barroco, etc..) em que surgiram as primeiras "descobertas", as primeiras áreas da ciência (ou pelo menos ganharam mais ênfase). Isto a propósito de uma pintura de Rembrandt.

Bem. No aconchego do meu lar fui alcançar uma bíblia e pus-me a ler as primeiras linhas do primeiro livro, o Génesis. E se algum de vós decidir fazer o mesmo vão ver que em muito poucas linhas está explicada a criação da Terra, do dia, da noite, dos seres-vivos, dos astros, da vegetação, do mar, dos continentes e claro, do ser humano, segundo as crenças cristãs. E vão ver que a forma como isto é "explicado" é bastante directa e curta. Acabando com uma frase assim: "Esta é a origem e a história da criação dos céus e da terra." Como se de uma receita de culinária se tratasse: "Deixar 15 minutos no forno e está pronto a comer".
Então fiquei algo pasmado com isto pois durante todos estes séculos, durante mais de 1600 anos (sem contar com os anos a.C.) que a população acreditou que tudo o que viam, tudo o que pisavam, tudo à sua volta tinha simplesmente aparecido como dom de um suposto deus que tem super poderes! Como é que nunca uma única pessoa se perguntou: "mas será que isto foi mesmo assim?"

Isto sou eu a divagar,
João Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário